top of page

QUARTOS INFANTIS QUE CRESCEM COM A CRIANÇA


O quarto infantil é um espaço extremamente importante no crescimento e desenvolvimento da criança, pois é onde esta vive as suas primeiras experiências no mundo. Contudo, montar um quarto infantil é sempre uma tarefa desafiadora e que cria alguma ansiedade na família, sobretudo porque as crianças estão em constante mudança de gostos e desejos.



Fazer escolhas que se vão adaptando às várias fases de crescimento da criança vai permitir não apenas adaptar o quarto de diferentes formas, como também fazer valer o investimento que se fez nele. Siga estas quatro ideias para montar um quarto infantil que cresce com a criança:



Comece com uma base neutra

A opção mais eficaz para criar um quarto infantil que cresce com a criança é escolher uma base - isto é, pavimento, paredes e móveis fixos - com uma paleta de cores neutra. Essa escolha possibilita não apenas ao quarto adaptar-se facilmente a vários tipos de decoração sem ter que precisar de trocar tudo, como também, liberta espaço para que os brinquedos, livros e outros acessórios infantis, que são naturalmente coloridos, possam brilhar.


Neste projeto do quarto da Helena foram pensadas logo soluções a longo prazo: a secretária suspensa agora serve como apoio mas será a secretária quando a Helena for maior, enquanto a cama e restantes móveis fixos são neutros para se adaptarem sempre às várias fases de crescimento e alterações que o quarto terá.



Adicione a cor na decoração

É muito comum cair-se na tentação de fazer quartos infantis com muitas cores e estampas e muito cheios de coisas, porém, não podemos esquecer que o quarto não é apenas um espaço de brincadeira, mas também de descanso. O excesso de estímulos visuais provocam agitação e inquietação, o que dificulta à criança conseguir tranquilizar-se.

Assim, como os brinquedos, livros e objetos infantis já são bastante coloridos, aposte neles decorar e para trazer cor para o quarto!



Invista em móveis atemporais e de qualidade

Optar por móveis com linhas simples e feitos com materiais duráveis também permite que tenham mais tempo de vida e não se tornem rapidamente obsoletos. Evite móveis temáticos e que seguem tendências, pois irão ficar desatualizados em pouco tempo.



Adicione personalidade nos detalhes

Os detalhes trazem alma a qualquer ambiente. Para trazer vida ao quarto, invista em peças que façam sentido com o restante do quarto e com a criança, as possibilidades são muitas: quadros, livros, brinquedos com valor sentimental, almofadas, candeeiros, tapetes, etc.



Neste projeto do quarto do Martim, por exemplo, os quadros com o mapa mundo e o abecedário trouxeram o lado curioso e interessado por aprender do Martim, enquanto o cantinho dos Legos criou um espaço personalizado onde pode desfrutar da sua imaginação e arrumar as peças nas caixas.



Seguir estas ideias para criar quartos infantis que crescem com a criança, irá permitir alterar a decoração do quarto várias vezes sem ter que mexer na sua base, que são os elementos de maior investimento, possibilitando uma grande economia a longo prazo. Para além disso, criam também quartinhos aconchegantes e equilibrados, sem excesso de estímulos.



O que acham destas soluções para o quarto dos vossos filhotes?


Um abraço,

Ana.

5 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page