O nosso quarto deve ajudar-nos a colocar a mente em ordem e a promover o nosso descanso. Por essa razão, o modo como o decoramos e cuidamos é fundamental para eliminar o stress do quarto.
Quando pensamos em como decorar o quarto, surge um grande universo de possibilidades que, naturalmente, nos provoca um mar de dúvidas razoáveis. Para nos orientarmos, e conseguirmos criar um ambiente propício à eliminação do stress e do caos mental, podemos seguir as seguintes recomendações gerais:
Organização e limpeza
Mantenha o quarto organizado e limpo. A ordem exterior influencia a ordem interior e vice versa - não é possível sentir paz e quietude num ambiente caótico e sujo.
Iluminação
Não existe ambiente acolhedor sem iluminação adequada. Opte por cores quentes (temperatura de cor de 2700 a 3000 kelvin) para criar uma atmosfera relaxante e evite lâmpadas muito brilhantes, pois são estimulantes.
Decoração
Escolha cores e texturas suaves ao invés das mais fortes e marcantes. Estas últimas estimulam-nos visualmente, deixando-nos em estado de alerta, o que dificulta o relaxamento.
Opte por texturas confortáveis ao toque, tais como, a madeira, o algodão e o linho - estas contribuem para o aumento a sensação de aconchego e conforto. É igualmente importante escolher um colchão e almofada ergonomicamente confortáveis.
Atente ao bom equilíbrio entre espaço vazio e espaço preenchido, uma vez que ambientes cheios de mais também transmitem uma sensação de desordem e de espaço atolado.
Neste projeto, os clientes queriam um quarto neutro, com cores claras, mas com uma pitada de verde. Veja-se que o equilíbrio e proporção adequadas favorecem a harmonia e a sensação de aconchego e, contribuem, por essa razão, para eliminar o stress do quarto.
Desconexão
Evite levar aparelhos eletrónicos para o quarto. Já existem diversos estudos a correlaciona-los com stress e ansiedade, por isso, se evitar levá-los para o quarto conseguirá mais facilmente desacelerar a mente e ter momentos tranquilos e uma boa noite de sono.
Desacelere
É importante encararmos o nosso quarto e os momentos de repouso com uma atitude adequada. Somos sobrecarregamos com informações e estímulos o dia inteiro, mas se formos deitar assim com o cérebro acelerado, poderá ter feito todas as ações acima que, ainda assim não terá uma boa noite de sono. Devemos fazer um esforço para esvaziar a cabeça de inquietações, afinal não dormir bem ou ter uma má qualidade de sono tem um impacto negativo importante na nossa saúde.
Perceba-se como num quarto infantil, mesmo utilizando um pouco mais de cor, é possível criar um quarto tranquilo e equilibrado.
Criar um quarto anti stress e refúgio de tranquilidade, implica, desde modo, ter uma atitude e disposição adequadas e colocar em prática algumas recomendações que contribuem para criar uma atmosfera de tranquilidade e aconchego.
Um abraço,
Ana.
Comments