top of page

PAREDES: CORES E REVESTIMENTOS


As paredes de uma casa revelam muito da nossa personalidade e da nossa identidade. Através delas, podemos contar as nossas histórias e tornar aquela casa, efetivamente, a nossa casa e não uma casa qualquer.

No último post falei sobre as vantagens de pintar as paredes de branco, hoje vamos ver estratégias que podemos utilizar para que as paredes recebam as cores que lhes vai trazer a alma.


parede com obra de arte
Parede com obra de arte.

1 - Obras de arte e objetos decorativos

As paredes brancas são como uma tela vai receber os elementos que traduzem a personalidade dos habitantes da casa. Escolha objetos que contem as histórias da sua vida, tais como, obras de arte, fotografias, telas, pratos, objetos de viagens, etc. Escolha o que mais o representa ou faça uma composição. Esta é a estratégia que tem menos possibilidade de erro para quem é leigo.

parede com fotografias de viagens
Composição de fotografias de viagens.

2 - Pinturas coloridas

Tendo o branco como base, podemos incrementar a cor criando alguns cenários diferentes com tintas coloridas, acrescenta imensa personalidade à casa também. Só que estas devem ser utilizadas estrategicamente porque, como falei no post anterior, a cor rouba a nossa atenção e, por isso mesmo, tem tendência a causar cansaço ao longo do tempo. Exemplos de aplicações onde não cansará tanto, pode ser um hall de entrada, que é um espaço de transição, numa parede cabeceira de cama, pois assim não estamos tanto tempo a olhar para ela, ou numa instalação sanitária de serviço.

Parede de instalação sanitária pintada com cor
Parede de instalação sanitária pintada com cor.

3 - Papel de parede

O papel de parede é um recurso prático que pode mudar um ambiente, mas a sua escolha tem que fazer sentido com o resto da casa, não pode ser um papel escolhido por modismo mas que não combina com nada do restante. Tal como as pinturas coloridas, os papéis de parede podem provocar enjoo com o tempo, por isso, as áreas com menor chance disso vir a acontecer são as mesmas mencionadas no ponto anterior.

Que papéis de parede não são elegantes para utilizar? Todos os que tenham brilhos e os que sejam imitações de materiais, como por exemplo, imitação de ripado de madeira ou imitação de pedras, porque transmitem uma grande sensação de falso, de falsificação.

papel parede quarto bebé
Quarto de bebé com papel de parede.

4 - Revestimentos

Este quesito de aplicar revestimentos nas paredes depende muito de todo o projeto, de todo o contexto, por isso, não deve ser uma decisão tomada sem aconselhamento profissional. Enquanto as três estratégias acima, se forem colocadas em prática com as recomendações efetuadas, têm uma margem de erro baixa e podem ser alteradas com relativa facilidade, a aplicação de revestimentos nas paredes sem aconselhamento tem uma margem de erro elevada e, para reverter, é necessário efetuar obras.

parede revestida a madeira
Parede com revestimento de folha de madeira e ripado de madeira.

Espero que estes conselhos sejam úteis para que consigam fazer as melhores escolhas e deixar a vossa casa com a vossa identidade e com harmonia visual, pois casa bonita, em ordem e equilíbrio propícia uma vida mais fluida e mais feliz.


Um abraço,

Ana.





11 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page