O imediatismo e a falta de planeamento estão na origem dos erros mais comuns que impedem um bom resultado na hora de remodelar e/ou decorar uma casa.
Quando estamos ansiosos e com pressa tomamos decisões precipitadas das quais nos arrependemos mais tarde, pois saltamos a etapa do amadurecimento das ideias, onde fazemos as perguntas básicas: "porque estou a fazer esta escolha?", "porque isto está a entrar na nossa casa?", "eu gosto mesmo disto e enquadra-se com o restante?". Uma escolha não pode ser só pelo funcional, porque senão estamos a viver dentro de uma casa onde nada nos acolhe e conforta e nada fica bonito.
Os erros mais comuns que a ansiedade e o imediatismo originam são:
- perder-se nas promoções: compra pelo impulso do desconto sem pensar se aquela compra é realmente necessária e se faz sentido com todo o resto;
- comprar só os itens de pronta entrega: algumas peças e móveis sob medida têm prazos maiores e, em muitos casos, as pessoas acabam por levar o que está disponível só para não esperar, mesmo não sendo o que desejava nem o que se adequa à função;
- iludir-se com as tendências e modismos do momento: quando se vai a uma loja de materiais ou decoração sem as ideias previamente amadurecidas, o vendedor vai dizer "este é a tendência e tem muita saída" e a pessoa compra, sem perceber se gosta de fato, se respeita tudo o resto ou se é um elemento que daqui a uns meses já vai cansar e querer trocar.
Portanto, se pretende fazer alterações na sua casa, tenha calma. Pare, pense, amadureça as ideias - viva o processo. Isso vai evitar que cometa estes erros na hora de remodelar e decorar a sua casa.
O planeamento prévio, visual e financeiro, também é fundamental para investir o dinheiro de maneira correta, percebendo-se quais são as intervenções que vão gerar um maior impacto dentro do seu orçamento.
Quem nunca comprou um sofá, colocou um papel de parede, fez uma coisa aqui e outra ali e, no fim, nada ficou bom e coerente? Ou, já investiu quase tudo o que tinha num pavimento, por exemplo, e ficou sem dinheiro para a decoração?
A ausência de um planeamento prévio aos trabalhos e às compras gera dois tipos de erros:
- não distribuir corretamente o orçamento disponível: gasta demais em alguns elementos e fica sem dinheiro para o restante;
- não planear a casa como um todo: e, com isto, não quero dizer alterar a casa toda de uma vez, mas sim pensar nela como um todo. Planear não é sinónimo de executar, pode projetar a casa como um todo para ter uma única linguagem e haver equilíbrio e harmonia, mas ir executando aos poucos.
Aceitar que construir a nossa casa é um processo que deve ser respeitado, vivido e sentido é um passo enorme para evitar os erros na hora de remodelar e decorar citados, e chegar-se a um bom resultado, dentro do orçamento disponível.
Abraço,
Ana.
Comments